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Neste capítulo

Você conhecerá os principais indicadores e características do Itaú Unibanco.

  • O patrimônio líquido, os ativos sob gestão, os pontos de atendimento
  • As marcas, que estão entre as mais valiosas da América Latina
  • A presença no território brasileiro
  • As unidades internacionais

R$ 632,7 bilhões

é o total de ativos

4,6 mil

pontos de atendimento, entre agências e postos de atendimento bancário

16,1%

é o Índice de Basileia

O maior banco privado do Hemisfério Sul

Em 3 de novembro de 2008, Itaú e Unibanco, duas instituições financeiras de capital brasileiro, anunciaram ao mercado a união de suas operações.

Dessa associação nasce o Itaú Unibanco Banco Múltiplo, o maior banco privado do Hemisfério Sul e um dos 20 maiores do mundo em valor de mercado.

A dimensão da nova instituição, os ganhos de escala potenciais e as sinergias existentes entre suas atividades contribuem para a perenidade de seus negócios, aumentam sua capacidade de concessão de crédito a empresas e pessoas e a habilitam a competir globalmente. O grande desafio é a integração total das operações do Itaú e do Unibanco, mantendo a qualidade dos serviços e a liderança do mercado nacional. Uma vez vencida essa etapa, o novo banco buscará sua expansão internacional, com ênfase nos mercados emergentes.

A partir da aprovação do Banco Central do Brasil, em 18 de fevereiro de 2009, os clientes do Itaú e do Unibanco passam a ter à sua disposição, de forma gradativa, a rede de atendimento de ambas as instituições, presentes em todas as regiões do Brasil, nos Estados Unidos e em outros países da América Latina, do Caribe, da Europa e da Ásia. As diretrizes da associação incluem a manutenção da rede de agências e o aproveitamento dos talentos dos dois bancos. Os acionistas, por sua vez, farão parte de um negócio mais sólido e rentável.

O ano de 2009 marca o início da construção de uma nova cultura interna, que unirá o melhor de Itaú e Unibanco. A tarefa é facilitada pelos traços de modernidade comuns às duas instituições, referências na gestão de clientes e de colaboradores, no uso de tecnologia para ganhar eficiência, em boas práticas de governança corporativa e no compromisso com o relacionamento transparente com todos os stakeholders.

Valor das marcas

O novo banco soma a tradição e a respeitabilidade das marcas Itaú e Unibanco. Todas as decisões relativas às marcas da organização serão tomadas após intensa pesquisa de mercado com clientes.

Em 2008, a consultoria Interbrand reconheceu a marca Itaú como a mais valiosa na América Latina, avaliando-a em R$ 10,55 bilhões.

De acordo com a consultoria, dentre os fatores avaliados que mais contribuíram para a valorização da marca Itaú, destacam-se os resultados financeiros crescentes e consistentes, a consolidação progressiva das operações como um banco múltiplo sob a marca corporativa Itaú e a forte atuação do banco com questões ligadas à sustentabilidade. A bem-sucedida incorporação do BankBoston, em 2006, também foi apontada como um dos fatores da grande valorização da marca, nos últimos anos.

O Unibanco é a nona marca mais valiosa da América Latina, avaliada em R$ 4,77 bilhões pela Interbrand, com valorização de 640%, nos últimos quatro anos, segundo critérios estabelecidos por essa empresa. O aumento na geração de margem operacional, a atuação do Instituto Unibanco – com foco na inclusão dos jovens no mercado de trabalho – e a política cultural do banco contribuíram para esse resultado.

A pesquisa da Interbrand avalia a influência da marca no valor das empresas. Além da solidez financeira e do potencial para geração de lucro, o valor da marca é medido por seu grau de internacionalização, investimentos em sustentabilidade e interação com o consumidor final. Na pesquisa, foram avaliadas 50 empresas, listadas em bolsa de valores ou que forneçam informações financeiras regularmente ao mercado.

O Itaú também figura na lista das 35 marcas de instituições financeiras de maior valor do mundo, segundo levantamento da consultoria Brand Finance. A marca Itaú – antes da associação com o Unibanco – valia US$ 5,953 bilhões.

Principais indicadores

(R$ bilhões)

Ativos Totais632,7
Operações de Crédito1271,9
Depósitos de Clientes2272,2
Patrimônio Líquido43,7
Lucro Líquido310,6
Ativos sob Gestão258,3
  1. 1 Inclui Avais e Fianças
  2. 2 Total de clientes correntistas + clientes institucionais
  3. 3 Lucro Líquido Recorrente Pro forma

Ativos

(R$ bilhões)

2003188,4
2004209,7
2005244,2
2006313,4
2007444,5
2008632,7

CAGR: 27,4%, desde 2003

Operações de Crédito

(R$ bilhões) (*)

200376,0
200489,6
2005114,9
2006148,4
2007202,9
2008271,9

CAGR: 29,0%

* Inclui avais e fianças

Depósitos de Clientes

(R$ bilhões)

Depósitos à vista28,1
Poupança39,3
Depósitos a Prazo135,9
Debêntures + LH68,9
Total272,2

Patrimônio Líquido

(R$ bilhões)

200319,1
200422,1
200524,9
200633,5
200740,8
200843,7

CAGR: 18,0%

Lucro Líquido Pro Forma Recorrente

(R$ bilhões)

20034,2
20045,1
20057,2
20068,4
20079,8
200810,6

CAGR: 20,3%

Índice de Basileia

(%) (*)

200319,8
200420,6
200517,0
200617,2
200717,9
200816,1

* Os índices de 2003 a 2007 referem-se apenas ao Itaú

ROE Recorrente

(%)

200324,3
200424,6
200530,9
200629,4
200726,2
200824,8

Índice de Eficiência

(%)

200358,5
200458,6
200553,2
200650,5
200749,8
200848,7

Culturas convergentes

As instituições que formam o Itaú Unibanco possuem princípios e modelos de gestão convergentes. A compatibilidade entre as culturas – evidenciadas pelo Modo Itaú de Fazer e pelo Jeito Unibanco – está possibilitando a construção de uma nova cultura corporativa.

O ambiente competitivo

O Itaú Unibanco foi criado com a visão de se tornar líder do sistema financeiro no Hemisfério Sul e um importante player do mercado internacional. O banco figurava, em dezembro de 2008, na 12.ª posição no ranking mundial em valor de mercado e na primeira posição na América Latina, de acordo com a Bloomberg. Segundo a mesma agência, o Itaú Unibanco ocupava a 7.ª posição em volume de ADRs negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), com média diária de US$ 347,8 milhões.

Culturas convergentes

Modo Itaú de Fazer

  • Equipe
  • Performance
  • Valores humanos
  • Melhoria contínua
  • Motivador
  • Satisfação dos clientes
  • Feedback
  • Celebramos

Jeito Unibanco

  • O time é tudo
  • O que vale é o placar
  • Boa ambição
  • Meritocracia inquestionável
  • Descomplicado
  • Sem frescura
  • Diferente de todos
  • Liderança intelectual
  • O melhor com os melhores
  • Cabeça nas nuvens, pés no chão

31 de dezembro de 2008 (US$ milhões)

Ativos

Patrimônio
Líquido

Agências no exterior

18.395

3.891

Itaú Argentina

1.081

105

Itaú Bank

4.670

563

Itaú Europa

10.729

581

Itaú Chile

5.097

681

Itaú Uruguai

1.392

142

Empresas Unibanco

13.449

2.041

Demais empresas no exterior

654

590

Consolidado no exterior *

50.811

8.553

* Os dados do consolidado no exterior apresentam saldos líquidos das eliminações de consolidação.

Grande competidor global

O Itaú Unibanco já atua em importantes mercados internacionais, com agências e bancos subsidiários na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia e na América Latina e Caribe. Suas operações abrangem todo o Mercosul. Com a associação, o novo banco dará maior suporte às empresas brasileiras com negócios no exterior.

Total no Brasil

Itaú

UBB

Total

Agências + PABs

3.375

1.231

4.606

ATMs

22.877

7.128

30.005

Atuação em território nacional

Os clientes do Itaú Unibanco, nos diversos segmentos de negócios bancários, passam a ter acesso às agências, aos postos de atendimento bancário e aos caixas eletrônicos presentes em
mais de 1.100 municípios do Brasil.

Região Norte

Itaú

UBB

Total

Agências + PABs

98

17

115

ATMs

477

91

568

Região Nordeste

Itaú

UBB

Total

Agências + PABs

161

97

258

ATMs

1.147

542

1.689

Região Centro-Oeste

Itaú

UBB

Total

Agências + PABs

280

58

338

ATMs

1.302

307

1.609

Região Sudeste

Itaú

UBB

Total

Agências + PABs

2.219

909

3.128

ATMs

16.694

5.179

21.873

Região Sul

Itaú

UBB

Total

Agências + PABs

617

150

767

ATMs

3.257

1.009

4.266

Empresas de crédito ao consumidor*

389

Lojas próprias

14.295

Pontos de venda

341

Quiosques e minilojas

657

Pontos de atendimento eletrônico

* Veja no mapa a distribuição por região.

Itaú e Unibanco Seguros

16,0 mil

Corretores ativos

13

Filiais

40

Postos de atendimento de corretores

21

Postos de atendimento

30

Centros de atendimento rápido