Relatório Anual 2012 Itaú Unibanco Holding S.A.

Desempenho social – práticas trabalhistas

LA1: Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região, discriminados por gênero

A tabela a seguir1 apresenta as informações do quadro de colaboradores das empresas do Itaú Unibanco Holding, do Brasil e exterior, e da empresa recém-adquirida Redecard, além de colaboradores terceiros.

O número total de colaboradores do Itaú Unibanco Holding, incluindo a Redecard e colaboradores terceiros, é de 136.722 colaboradores.

Nível Hierárquico 2010 2011 2012
Total Brasil Exterior Total Brasil Exterior Total
Diretoria 190 159 17 176 129 6 135
Gerência 15.853 14.799 839 15.638 13.578 1.062 14.640
Administrativo2 52.616 51.226 3.192 54.418 46.573 4.914 51.487
Produção 39.403 32.233 2.253 34.486 27.139 0 27.139
Trainees 168 140 0 140 94 0 94
Aprendizes 2.014 2.094 0 2.094 1.759 0 1.759
Estagiários 1.534 1.386 54 1.440 2.719 68 2.787
Outros
Total sem Terceiros 111.778 102.037 6.355 108.392 91.991 6.050 98.041
Terceiros3 31.627 31.709 - 31.709 38.681 - 38.681
Total com Terceiros 143.405 133.746 6.355 140.101 130.672 6.050 136.722
1. Em 2011, não haviam sido contabilizadas as empresas cuja gestão de colaboradores não era realizada pela holding, sendo elas: Itaú BBA, Itaú Corretora, Redecard, Previtec e SFR. Para 2012, não relatamos dados das seguintes empresas: Itaú BBA, Previtec e SFR. GRI 3.10 e 3.11
2. Inclui cargos de chefia/coordenação, técnica/supervisão da Redecard, contabilizados a partir de 2012. GRI 3.10 e 3.11
3. Terceiro é todo aquele que não faz parte do quadro de funcionários do Itaú Unibanco. Ele pode estar em qualquer área do conglomerado, mas não responde a nenhum nível hierárquico dentro da instituição. Ele está subordinado à sua empregadora (empresa contratada). O total de indivíduos terceiros contratados que prestam serviços apenas à Redecard é de 5.790. Já para o Itaú Unibanco, é de 32.891 colaboradores.

A tabela a seguir apresenta as informações dos colaboradores do Itaú Unibanco Holding e Redecard que têm contrato por tempo indeterminado. Quanto ao tipo de emprego, a única categoria que engloba funcionários de meio período é a de produção; as demais retratam colaboradores que trabalham em período integral.

Ano   Gerência Administrativo Produção Total
Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Total
2011 Brasil 6.447 8.352 29.602 21.624 21.103 11.130 57.152 41.106 98.258
Exterior 236 603 1.530 1.662 1.326 927 3.092 3.192 6.284
2012 Brasil 6.214 7.364 27.062 19.511 17.971 9.168 51.247 36.043 87.290
Exterior 376 686 2.616 2.298 2.992 2.984 5.976


Demais tipos de contrato
Ano   Diretoria Trainees Aprendizes Estagiários Outros
Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens
2011 Brasil 12 147 45 95 1.483 611 720 666 1.527 3.740
Exterior 1 13 - - - - 37 17 7 3
2012 Brasil 19 110 29 65 1.255 504 1.604 1.115 - -
Exterior 2 4 - - - - 49 19 - -


Colaboradores próprios e terceiros
Região 2010 2011 2012
Próprios Terceiros Próprios Terceiros Próprios1 Terceiros2
Sul 9.341 4.009 8.306 3.171 7.609 2.909
Sudeste 81.269 24.026 74.981 24.606 70.291 24.785
Centro-Oeste 3.962 1.146 4.081 1.204 3.613 1.267
Nordeste 6.530 2.149 5.637 2.354 4.634 3.584
Norte 1.214 297 1.235 374 1.181 346
Total 102.316 31.627 94.240 31.709 87.328 32.891
1. Consideramos informações das empresas Itaú Unibanco sob a administração da área de Pessoas apenas. Empresas relatoras: Itaú Unibanco, Hipercard, Itauleasing, Itaú UBB Hold, Megabônus, Microinvest, Dibens Leasing, Provar Negócios, LuizaCred, Financeira Itaú, Finaustria Part, Fina Prom Servs, Banco Fiat S.A., Fic Promotora, Fai-Financeira, Itaú Seguros, Itauseg Saúde, Itaú Servs, Kinea, Banco Itaucard, Icarros Ltda., Pró-imóvel, Marcep, Itauprev, Trishop, além da Redecard. GRI 3.11
2. Consideramos informações apenas das empresas Itaú Unibanco sob a administração da área de Pessoas apenas. Empresas relatoras: Itaú Unibanco, Hipercard, Itauleasing, Itaú UBB Hold, Megabônus, Microinvest, Dibens Leasing, Provar Negócios, LuizaCred, Financeira Itaú, Finaustria Part, Fina Prom Servs, Banco Fiat S.A., Fic Promotora, Fai-Financeira, Itaú Seguros, Itauseg Saúde, Itaú Servs, Kinea, Banco Itaucard, Icarros Ltda., Pró-imóvel, Marcep, Itauprev e Trishop. Infelizmente, não temos informações de terceiros da Redecard discriminadas por região. O número total de colaboradores terceiros da Redecard é de 5.790 colaboradores. GRI 3.11


Colaboradores Próprios1
Região Mulheres Homens Total
Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos
Sul 1.594 2.663 284 778 1872 394 7.585
Sudeste 14.854 23.931 1.872 9.565 16.644 2.531 69.397
Norte 364 337 8 255 204 12 1.180
Nordeste 1.123 1583 85 633 1064 119 4.607
Centro-Oeste 925 1141 66 518 803 152 3.605
Total 18.860 29.655 2.315 11.749 20.587 3.208 86.3742
1. Consideramos informações das empresas Itaú Unibanco sob a administração da área de pessoas apenas. Empresas relatoras: Itaú Unibanco, Hipercard, Itauleasing, Itaú UBB Hold, Megabônus, Microinvest, Dibens Leasing, Provar Negócios, LuizaCred, Financeira Itaú, Finaustria Part, Fina Prom Servs, Banco Fiat S.A., Fic Promotora, Fai-Financeira, Itaú Seguros, Itauseg Saúde, Itaú Servs, Kinea, Banco Itaucard, Icarros Ltda., Pró-imóvel, Marcep, Itauprev, Trishop, além da Redecard. GRI 3.11
2. O total de funcionários das empresas Itaú Unibanco sob a administração da área de pessoas, considerando gerência, administrativo e produção, é de 86.374 colaboradores (número utilizado nos indicadores LA2 e LA7). No entanto, para o indicador LA13, o total utilizado é de 97.080 colaboradores, que retrata o número total de colaboradores da Itaú Unibanco Holding, incluindo diretores. O número total de colaboradores reportado nas Demonstrações Contábeis Completas foi 96.977, uma vez que considera outros critérios.


Saiba mais sobre nosso perfil de colaboradores

LA2: Número total, taxa de novas contratações de funcionários e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região


Rotatividade1 Desligamentos2
Mulheres Homens Total
Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos
Sul 248 285 97 115 248 105 1.098
Sudeste 1.964 2.537 533 1.138 1.825 521 8.519
Norte 49 36 - 50 33 5 173
Nordeste 470 311 23 178 171 31 1.184
Centro-Oeste 163 147 20 91 129 25 575
Total 2.894 3.316 674 1.572 2.406 687 11.549


Rotatividade1 Taxa de Rotatividade3 – %
Mulheres Homens
Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos
Sul 15,56 10,70 34,15 14,78 13,25 26,65
Sudeste 13,22 10,60 28,47 11,90 10,96 20,58
Norte 13,46 10,68 0,00 19,61 16,18 41,67
Nordeste 41,85 19,65 27,06 28,12 16,07 26,05
Centro-Oeste 17,62 12,88 30,30 17,57 16,06 16,45
Total 15,34 11,18 29,07 13,38 11,69 21,42


Novas Contratações1 Contratações
Mulheres Homens Total
Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos
Sul  309  47  -  187  40  -  583
Sudeste  3.171  631  6  2.239  552  2  6.601
Norte  75  3  -  60  8  -  146
Nordeste  135  26  -  79  18  -  258
Centro-Oeste  124  15  -  73  22  -  234
Total  3.814  722  6  2.638  640  2  7.822


Novas Contratações1 Taxa de Novas Contratações – %
Mulheres Homens
Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos Abaixo de 30 Anos Entre 30 e 50 Anos Acima de 50 Anos
Sul 7,77 10,64 - 12,83 17,50 -
Sudeste 6,84 8,72 33,33 7,06 11,96 0,00
Norte 9,33 33,33 - 10,00 12,50 -
Nordeste 5,19 3,85 - 11,39 11,11 -
Centro-Oeste 4,84 20,00 - 10,96 9,09 -
Total 6,84 9,00 33,33 7,77 12,19 0,00
1. Empresas relatoras: Itaú Unibanco, Hipercard, Itauleasing, Itaú UBB Hold, Megabônus, Microinvest, Dibens Leasing, Provar Negócios, LuizaCred, Financeira Itaú, Finaustria Part, Fina Prom Servs, Banco Fiat S.A., Fic Promotora, Fai-Financeira, Itaú Seguros, Itauseg Saúde, Itaú Servs, Kinea, Banco Itaucard, Icarros Ltda., Pró-imóvel, Marcep, Itauprev e Trishop. GRI 3.11
2. Englobam desligamentos por demissão, aposentadoria ou morte em serviço.
3. O cálculo foi realizado com base no total de desligamentos pelo total de funcionários sob a administração da área de Pessoas no fim de 2012, que corresponde a 86.374 colaboradores das áreas de Gerência, Administrativo e Produção. Em 2012, assim como em 2011, não foram contabilizadas as empresas cuja gestão de colaboradores não é realizada pela área de Pessoas, sendo elas: Itaú BBA, Itaú Corretora, Redecard, Previtec e SFR.


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LA3: Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados pelas principais operações em locais significativos

Todos os benefícios oferecidos aos trabalhadores de tempo integral também são disponibilizados aos colaboradores de meio período – com exceção do check-up e do estacionamento, que variam de acordo com o nível hierárquico.

Ofertados igualmente em todas as regiões do Brasil, entre eles estão fundo de aposentadoria, produtos bancários com taxas diferenciadas, clube para funcionários e familiares, seguro de vida, assistência médica e odontológica, plano de saúde, programas de qualidade de vida, convênio com a Droga Raia, programa de apoio pessoal e parcerias com outras empresas para oferecer descontos especiais aos colaboradores.

LA7: Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região e por gênero

Em 2012, não registramos óbito por acidente de trabalho.

Número absoluto de óbitos no período 2011* 2012
Mulheres Homens Mulheres Homens
Empregados 2 1 0 0
Contratados 0 0 0 0
Total 2 1 0 0
* Em 2011, foram registrados três casos de óbitos de empregados da organização por ocorrências de acidentes de trajeto, sendo dois femininos e um masculino.

Todos os acidentes são investigados pela área de Segurança e Medicina do Trabalho, onde são caracterizados junto à Previdência Social, e as devidas ações são tomadas.

Taxas de Saúde e Segurança1 2010 Total Geral Total Geral
2011 20122
Mulheres Homens Mulheres Homens
Taxa de Lesões (TL)3 Empregados   333 704 1,38 0,93
Contratados5   103.648.361 147.694.660 - -
Total 0,75 0,95 0,64 1,38 0,93
Taxa de Dias Perdidos (TDP)4 Empregados   103.919 267.429 458,92 280,94
Contratados5   103.648.361 147.694.660 - -
Total 279,78 362,14 200,52 458,92 280,94
Taxa de Doenças Ocupacionais (TDO) Empregados   296 624 1,28 0,77
Contratados5   103.648.361 147.694.660 - -
Total 0,7 0,84 0,57 1,28 0,77
Taxa de Absenteísmo (TA)6 Empregados   62.720 137.230 0,0117 0,0070
Contratados5   8.935.766 12.246.492 - -
Total 0,9 1,12 0,7 0,0117 0,0070
1. Todas as informações são armazenadas em sistemas internos da área de Pessoas do Itaú Unibanco (Ponto Eletrônico, SAP, SIGP, FPW), de onde os dados foram extraídos para confecção dos dados estatísticos. Não houve diferenças na forma de cálculo do indicador para os anos de 2010, 2011 e 2012. As pequenas lesões não foram consideradas no levantamento dos dados. GRI 3.10
2. Consideramos informações das empresas Itaú Unibanco sob a administração da área de Pessoas, que corresponde a 86.374 colaboradores (2012). Empresas relatoras: Itaú Unibanco, Hipercard, Itauleasing, Itaú UBB Hold, Megabônus, Microinvest, Dibens Leasing, Provar Negócios, LuizaCred, Financeira Itaú, Finaustria Part, Fina Prom Servs, Banco Fiat S.A., Fic Promotora, Fai-Financeira, Itaú Seguros, Itauseg Saúde, Itaú Servs, Kinea, Banco Itaucard, Icarros Ltda., Pró-imóvel, Marcep, Itauprev e Trishop. GRI 3.11
3. Para o cálculo dos resultados, foram considerados óbitos. GRI 3.9
4. Ao calcular “dias perdidos”, o banco considerou “dias” como “dias de trabalho programado”. A contagem dos “dias perdidos” se inicia no dia seguinte ao acidente/afastamento. Foi considerado afastamento acima de 15 dias por doença ocupacional, inclusive acidente de trabalho.
5. O número de contratados não pode ser apurado até a data desta publicação. GRI 3.5
6. A taxa de absenteísmo foi calculada com base em um método específico do Itaú Unibanco. A fórmula utilizada foi: Quantidade de dias com ausência / Total de dias trabalhados.


Taxas de Saúde e Segurança de Empregados,
por Região
Total Geral
2012
Região Sul Região Sudeste Região Norte Região Nordeste Região Centro-Oeste
Taxa de Lesões (TL) 1,63 1,02 0,64 2,55 0,58
Taxa de Dias Perdidos (TDP) 752,60 316,38 273,16 874,34 319,58
Taxa de Doenças Ocupacionais (TDO) 1,57 0,94 0,64 2,44 0,56
Taxa de Absenteísmo (TA)* 0,0065 0,0101 0,0065 0,0102 0,0090
* A taxa de absenteísmo foi calculada com base em um método específico do Itaú Unibanco. A fórmula utilizada foi: Quantidade de dias com ausência / Total de dias trabalhados.

As taxas referentes à saúde e segurança do Itaú Unibanco sofreram um crescimento, principalmente entre 2011 e 2012. Acreditamos que esse acréscimo ocorreu devido ao dispositivo legal do Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) utilizado pela Previdência Social, que passou a considerar muitas doenças não ocupacionais  (crônico-degenerativas ou próprias de determinado grupo etário) como ocupacionais ou acidentárias.

Implementado nos sistemas informatizados do INSS para concessão de benefícios em abril de 2007, provocou, de imediato, um incremento da ordem de 148% na concessão de auxílios-doença de natureza acidentária. Dados da previdência social mostram que no Brasil, nos últimos seis anos, o número de benefícios acidentários se mantém em ascensão, enquanto os benefícios assistenciais (não acidentários) não demonstram essa tendência, permanecendo estáveis.

Trata-se, portanto, de um fenômeno verificado em nível nacional e que resulta da aplicação dessa legislação pela previdenciária que, aliada à mudança do perfil da população, contribui para o crescimento do índice.

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LA8: Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco em andamento para dar assistência a empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves

Oferecemos aos nossos colaboradores e seus familiares programas e treinamentos de educação, aconselhamento e prevenção de riscos e doenças. Entre as iniciativas, destacam-se:

Programa Momento Saúde: por meio de três produtos, buscamos promover a educação para saúde biológica, psicológica, social e organizacional e orientar os colaboradores sobre as últimas informações científicas e comportamentais relacionadas ao tema.

Revista Itaú Unibanco: a revista corporativa, com periodicidade mensal, é distribuída a cada colaborador e, em 2012, abordou temas como: volta às aulas, dor crônica, cuidado com idosos, saúde do viajante, doenças psicossomáticas, alimentação sem neura, rinites, atividade física, abuso de álcool, DST e Aids.

CD: uma versão em áudio que torna o conteúdo da revista acessível às pessoas com deficiência visual. Somente em 2012, foram distribuídos 3.490 exemplares, contemplando todos os colaboradores com essa deficiência.

Mural: o cartaz está fixado no back office das agências e PABs e totalizou em 2012 43.629 exemplares. Possibilita a leitura constante de matérias que abordam o tema saúde pelos colaboradores das agências.

Debates: ocorrem presencialmente no auditório da unidade do Jabaquara, em São Paulo, e são transmitidos on-line, ao vivo, para democratizar o acesso aos colaboradores de outros polos. Em 2012, foram debatidos os temas:

  • Como nos alimentamos hoje – com a participação da nutricionista Marle Alvarenga, o evento contou com a atuação de 82 colaboradores e registrou 609 visualizações na internet.
  • Memória: você exercita a sua? – a professora e neurocientista Suzana Herculano-Houzel e o jornalista Cadão Volpato conduziram o encontro, que contou com a atuação de 124 colaboradores e registrou 233 visualizações via web.

Programa Fique OK: disponibilizamos o programa Fique OK para auxiliar nossos colaboradores e, em alguns casos, seus familiares a enfrentar adversidades na vida pessoal, social e profissional.

Palestras: para promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, disponibilizamos palestras para os gestores e suas equipes. Conduzidas por psicólogos, abordam temas como: “Ansiedade, medo e depressão: os caminhos da superação”, “Estresse: ajuda ou atrapalha?”, “Administração do tempo”, “Convivência em grupo: facilidades e dificuldades” e “Como ter mais qualidade de vida?”.

Programa Quero Parar de Fumar: disponibilizamos tratamento gratuito aos colaboradores que desejam abandonar o tabaco. Uma equipe multiprofissional conduz encontros em São Paulo, e também são oferecidos os medicamentos necessários. Em 2012, 62 colaboradores inscreveram-se em duas turmas, e, após três meses de programa, 20 colaboradores permanecem abstinentes.

Programa DST/Aids: a Revista do Itaú Unibanco publica periodicamente conteúdos sobre o tema. Em 2012, por exemplo, a matéria “Saúde não sai de férias” incentivou a realização do teste rápido de Aids, sífilis e hepatite. Além disso, o Itaú Unibanco participa do Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/Aids, que busca mobilizar o setor empresarial para o enfrentamento da doença e fortalecer a responsabilidade social e a sustentabilidade nos programas empresariais.

Gripe comum + H1N1 – Vacinação no posto de trabalho: promovida em agências e prédios administrativos, a vacinação contra a gripe influenza busca prevenir a gripe e os agravos decorridos da doença. De 92.190 colaboradores que receberam visita das clínicas de vacinação, 54.395 (60%) foram vacinados – 72% de polos administrativos e 28% de agências. Colaboradores situados em regiões mais distantes, não visitadas pelas clínicas, podem ir a qualquer posto e solicitar o reembolso.

Meningite – Orientação e acompanhamento: casos de meningite meningocócica em colaboradores, seus familiares ou em seus núcleos de convivência foram acompanhados pelo médico do trabalho do banco nas Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios afetados. Pessoas envolvidas direta ou indiretamente foram orientadas sobre o papel da vigilância epidemiológica, que define procedimentos a serem tomados e orienta sobre a prevenção e quimioprofilaxia da doença.

Campanha de aferição da pressão arterial: realizada nos prédios administrativos de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de Curitiba, a Blitz Hipertensão Arterial é uma ação educativa que busca difundir informações sobre a hipertensão e aferir a pressão arterial dos colaboradores no posto de trabalho. As pessoas com alterações são encaminhadas para uma nova checagem nos ambulatórios ou para o atendimento médico. Dos 22.684 colaboradores, 1.606 apresentaram alterações – 7% da população presente nos polos.

Doenças crônicas – Programa Cuidados Contínuos: após a Blitz Hipertensão, os casos detectados de hipertensos contam com o apoio do programa Cuidados Contínuos. O atendimento é sigiloso e inclui ações como: dicas e lembretes dos exames e controles; suporte telefônico em tempo integral (também nos fins de semana) para tirar dúvidas e propor mudanças no estilo de vida e acesso ao portal Minha Saúde, no qual o colaborador consulta o plano de ação elaborado pela equipe do Fleury Medicina e Saúde. Em 2012, 313 colaboradores se envolveram no programa – 76% homens e 75% com 41 anos ou mais.

Programa Saúde da Mulher: a iniciativa considera a necessidade de cuidados com a saúde que surgem em diversas fases da vida da mulher, incluindo informações sobre doenças que podem ser prevenidas e tratadas precocemente. Destacam-se:

  • Câncer de Colo de Útero e Mama – Consultório da Mulher: oferecemos consultas e exames para colaboradoras em sete polos administrativos de São Paulo. O atendimento é feito por profissionais especializados em saúde feminina, que realizam exames como papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, biópsia e anatomopatológico. A iniciativa, que busca prevenir o câncer de mama e de colo de útero e a infecção pelo HPV, atendeu 1.997 mulheres somente em 2012. Desse total, foram identificados 35 casos de infecção por HPV, número inferior ao ano anterior, de 41.
  • Câncer de colo de útero e verrugas genitais – vacinação contra HPV: a vacina, em três doses, é oferecida a cada dois anos em polos administrativos ou em clínicas conveniadas – de qualquer região do Brasil – para colaboradoras e dependentes de até 26 anos (sem subsídios), estagiárias e aprendizes. De um total de 10.515 mulheres, 2.641 se inscreveram, o que representa 21,3% das colaboradoras e estagiárias e 83% das aprendizes. Das inscritas, receberam as três doses 64% das colaboradoras e estagiárias e 56% das aprendizes.
  • Problemas na gravidez e no parto – Curso Bebê a Bordo: realizado em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Curitiba e em Belo Horizonte, o curso orienta colaboradores e/ou companheiros que esperam um bebê sobre os primeiros cuidados com a gravidez, o parto e o puerpério, além de tratar de questões psicossociais. Em 2012, 1.591 pessoas – entre gestantes e acompanhantes – passaram pelo Bebê a Bordo. Foram ainda enviados 463 livros – Os segredos de uma encantadora de bebês – aos colaboradores solicitantes, e 463 unidades do Manual do grávido, com orientações ao pai.

LER/DORT – Programa de Ginástica Laboral: promove a realização de exercícios físicos e alongamentos durante o trabalho, buscando prevenir o desconforto osteomuscular ou físico e o alívio da tensão e do estresse. São, no mínimo, duas aulas por semana, orientadas por um educador físico ou um fisioterapeuta. A iniciativa é voltada aos colaboradores das centrais de atendimentos em cinco polos administrativos de São Paulo. Somente em dezembro, somaram-se 3.500 participações.Em média, 30% do público-alvo assistiu às aulas ao longo de 2012.

Alimentação e estilo de vida saudáveis – Programa de Nutrição: por meio de ações educativas e do atendimento clínico ambulatorial, o programa busca incentivar hábitos e alimentação saudáveis. Compõem o programa:

  • Doenças crônicas e gestantes – Atendimento clínico nutricional: acontece nos ambulatórios de seis polos administrativos de São Paulo, onde são oferecidas orientações nutricionais durante seis meses para colaboradores com doenças crônicas (diabetes, hipertensão e dislipidemias) e gestantes. Em 2012, foram atendidos 605 colaboradores, e os principais motivos foram colesterol alto, gestação e triglicérides.
  • Alimentação saudável – Oficinas de culinária light: as oficinas são realizadas após o expediente de trabalho nos restaurantes dos principais polos administrativos de São Paulo. Na ocasião, os colaboradores, divididos em duplas, desenvolvem 29 receitas lights. Em 2012, foram 20 oficinas, com 972 participações.
  • Emagrecimento com saúde – Vigilantes do Peso: por meio de uma parceria com os Vigilantes de Peso, os colaboradores têm acesso ao programa de emagrecimento saudável com preços mais acessíveis. Em 2012, foram 178 participantes em todo o Brasil – 98 realizados internamente em um polo administrativo de São Paulo.
  • Palestras educativas: realizadas anualmente, trazem informações sobre uma alimentação saudável aos colaboradores alocados em São Paulo. Em 2012, foram conduzidas pela nutricionista Elaine de Pádua três palestras com o tema “Comer bem fora de casa”, somando um total de 213 participações.
  • Educação via intranet: disponibilizamos aos colaboradores na intranet informações e materiais sobre nutrição, como receitas, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), conteúdos dos eventos educativos, agenda de encontros, entre outros.
  • Dependência Química – Programa Depende de Você: implantado em 2010, disponibiliza via intranet informações sobre dependência química (incluindo alcoolismo), canais de apoio internos e externos para tratamento, e-learning na grade de desenvolvimento de cada colaborador e a cartilha Depende de Você. Os objetivos são estimular colaboradores que sofrem de algum problema a procurarem ajuda e capacitar os gestores para lidar com essas situações no ambiente de trabalho.

  • Saiba mais sobre nossos programas de saúde

LA10: Média de horas de treinamento por ano, por funcionário, por gênero, discriminadas por categoria funcional

Em 2012, investimos R$ 106.277.290,00 em treinamentos para nossos colaboradores1.

  Horas de Treinamentos Média de Horas de Treinamento por Colaborador2
Mulheres Homens Total Mulheres Homens Total
Gerência 161.273,50 203.450,19 364.723,69 24,61 25,44 25,06
Administrativo 781.598,00 616.413,37 1.398.011,37 26,63 28,74 27,52
Produção 255.094,90 138.408,12 393.503,02 14,24 15,24 14,58
Trainees 3.684,26 994,35 4.678,61 131,58 16,85 53,78
Estagiários 49.594,69 35.348,86 84.943,55 30,02 31,20 30,50
Total 1.251.245,35 994.614,89 2.245.860,24 22,54 25,04 23,59
1. Em 2012, assim como em 2011, não foram contabilizadas as empresas cuja gestão de colaboradores não é realizada pela área de Pessoas, sendo elas: Itaú BBA, Itaú Corretora, Redecard, Previtec e SFR.
2. O cálculo foi realizado com base no total de funcionários sob a administração da área de Pessoas no fim de 2012, que corresponde a 97.080 colaboradores, incluindo diretores e unidades externas.

Houve um decréscimo nas horas dedicadas a treinamentos em 2012 em relação a 2011, pois diminuiu-se o número de novas contratações no Itaú Unibanco, o que geraria treinamentos de formação.

Além disso, o grande impacto na análise entre os anos foi a expansão da área Empresas, que ocorreu em 2011, e não em 2012. O Itaú Unibanco teve um volume de mais de 300 mil horas de treinamentos para mais de 10 mil treinados.

Saiba mais sobre os treinamentos oferecidos a nossos colaboradores

LA11: Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua que apoiam a continuidade da empregabilidade dos funcionários e para gerenciar o fim da carreira

LA12: Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira, discriminados por gênero

A gestão de nossos colaboradores ocorre de maneira integrada, em todas as etapas profissionais: contratação, treinamento e desenvolvimento, avaliações de desempenho e gestão de competências. Desenvolvemos programas voltados a atrair e formar talentos de alto potencial, principais fontes para suprir a demanda de líderes no médio e longo prazos. Eles podem ser nacionais (estagiários e trainees) ou internacionais (MBA Recruiting, Programa de Patrocínio de Mestrado no Exterior, Job Swap e International Assignment).

O programa de estágio visa desenvolver jovens potenciais com o objetivo de torná-los profissionais de alto desempenho e fortalecer o nosso banco de talentos. Com duração máxima de dois anos, a iniciativa oferece a oportunidade de conhecer as nossas áreas de negócios, além de complementar a formação profissional dos jovens por meio de treinamentos, participação em projetos e palestras e avaliação do plano de estágio. Em 2012, implantamos o programa na rede de agências.

Também instituímos para todos os estagiários do banco um sistema de avaliação de desempenho, que nos permite acompanhar o desenvolvimento dos estudantes em termos de desempenho, aferir o seu alinhamento a nossa cultura e subsidiar a decisão de efetivação.

Como resultado, em 2012 tivemos mais de 1.500 estagiários avaliados em suas atividades – desses, 700 foram efetivados.

O programa de trainee, por sua vez, busca inserir jovens talentos, recém-formados, no mercado de trabalho. Com duração de 12 meses, contempla três etapas:

  • Integração, de um mês, com objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as áreas de negócio e sobre a visão do Itaú Unibanco.
  • Generalista – job rotation, com duração de seis meses, busca impulsionar um conhecimento mais amplo da área em que atuará por meio de realização de projetos e do fortalecimento da rede de relacionamento.
  • Especialista, em um período de cinco meses, o trainee se envolverá em projetos e metas desafiadoras.

Em 2012, desenvolvemos ações adicionais, como o Trainees em Ação, que promove visitas dos jovens talentos às áreas-chave do banco (ouvidoria, agências e centros de atendimento). A formação desses colaboradores é complementada com o desenvolvimento de importantes ferramentas, como customização de coaching para destaques do programa de 2011, implementação de uma nova metodologia de mentoria e assessment para criação de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos trainees.

Já com foco na captação de talentos do mercado, o MBA Recruiting busca atrair profissionais de alto potencial que estejam finalizando curso de MBA ou de mestrado em universidades dos Estados Unidos e da Europa. Os profissionais contratados para full time position são convidados a compor o quadro da liderança do banco. Já o summer job seleciona estudantes para desenvolver projetos focados em determinada área do banco por um período de três meses. Em 2012, executivos do banco visitaram 13 universidades para articular palestras sobre as diferentes áreas de negócio e entrevistar cerca de 130 candidatos.

O Programa de Patrocínio de Mestrado no Exterior busca preparar colaboradores de alto potencial para assumir posições de liderança. Os participantes recebem incentivos para cursar MBA acadêmico, MBA executivo ou mestrado, em um ou dois anos, em universidades dos Estados Unidos e da Europa. Em 2012, dez profissionais receberam o patrocínio.

Também demos continuidade, em 2012, ao Job Swap, programa que busca preparar os profissionais para um perfil de mobilidade internacional por meio de uma experiência de três a seis meses em unidades internacionais. O profissional desempenha atividades em área equivalente à sua e passa por treinamentos interculturais, que vão auxiliá-los na adaptação e na compreensão do comportamento em diferentes ambientes. Em 2012, 26 profissionais foram mobilizados para as unidades do Chile, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Suíça, de Portugal, dos Estados Unidos e das Bahamas. Para 2013, há quatro projetos já confirmados.

Temos ainda o International Assignment, ação de longo prazo que visa ao desenvolvimento do perfil de mobilidade internacional em projetos com duração de um a quatro anos. O profissional passa a compor o quadro efetivo na unidade do exterior – em 2012, foram 11 colaboradores.

Desenvolvimento de pessoas

Mantemos diversos programas voltados para o desenvolvimento de competências dos colaboradores. Entre eles, destacam-se:

  • Períodos sabáticos: com licenças não remuneradas e reinserção garantida, qualquer colaborador pode solicitar o afastamento por motivos particulares, desde que sejam considerados relevantes pelo diretor da área.
  • Serviços de colocação no mercado de trabalho/assistência na transição para uma vida sem trabalho: para casos de outplacement, os serviços são patrocinados pelo banco (usualmente para nível gerencial e executivo).
  • Curso de requalificação profissional: reembolso de até aproximadamente R$ 974 para bancários. São aceitos todos os tipos de cursos, incluindo artesanato, culinária, entre outros.
  • Recapacitação de profissionais: direcionada àqueles que atuam na categoria bancária e pretendem continuar no mercado de trabalho.

Gestão de competências

Todos os nossos colaboradores estão inseridos em algum modelo de avaliação de desempenho, sendo que 54 mil estão no Programa de Gestão de Performance e os demais em programas como o AGIR (rede de agências e áreas comerciais) ou em programas de avaliação de desempenho estruturados a partir da especificidade de cada negócio.

As metas contratadas são válidas para 100% dos colaboradores, com base no Balanced Scorecard, de acordo com de maneira que os diretores e superintendentes definem as metas e apuram os resultados do desempenho individual de cada um. GRI 6

Em 2012, aproximadamente 36 mil colaboradores, entre líderes e equipes, foram avaliados no Planejamento Estratégico de Pessoas (PEP), e ocorreram 14.052 promoções e méritos.

Pautados no princípio da meritocracia, a organização busca o desenvolvimento de seus colaboradores e líderes, atuando em três frentes: prontidão, desenvolvimento e sucessão.

Na frente de prontidão, desenvolvemos, em 2012, outros programas que contribuem para o desenvolvimento dos nossos colaboradores. O Projeto Competências Funcionais mapeia as características esperadas para cada nível hierárquico, construindo descrições que considerem a estratégia futura da área e seus desafios atuais. Até o fim de 2012, 18 áreas – executivas ou diretorias – contavam com o mapeamento completo ou em andamento.

Há também o Assessment de Prontidão para Liderança, uma ferramenta acessível aos níveis de sênior, coordenador e gerente. Uma consultoria avalia o colaborador com base nas responsabilidades esperadas para o cargo, na cultura e nos valores do banco. Os objetivos são proporcionar um mapeamento das competências e apoiar os planos de desenvolvimento individual e as tomadas de decisão de promoção. Em 2012, aproximadamente 520 colaboradores passaram pelo processo – 46% seniores, 36% coordenadores e especialistas I, 17% gerentes e especialistas II e 1% especialista III.

Ainda em 2012, desenvolvemos o Game de Liderança em parceria com as áreas de Cultura e Atração e Seleção com a finalidade de avaliar a prontidão do nível sênior para o nível coordenador. Com esse projeto, buscamos atender a demandas de grande volume na organização. Para 2013, o objetivo é implantar essa ferramenta nos processos seletivos e de carreira na organização.

Buscando trazer transparência para o processo de sucessão e reforçar a prática da meritocracia, nesse ano foram realizados 11 Comitês de Sucessão de Diretores, que tratam-se de discussões para definir sucessores para posições estratégicas de forma colegiada.

Em 2012, tivemos aproximadamente 150 gestores que passaram por esses processos. Nesse mesmo ano, adequamos o coaching executivo também visando à preparação dos aposentadoria.

Para apoiar o desenvolvimento de aspectos específicos da dinâmica do Itaú Unibanco, mantemos o Programa de Talentos aplicado também a gerentes e cargos supramencionados. Somente em 2012, 240 colaboradores, entre mentores e mentorados, ingressaram na iniciativa, e formamos mais de 11 mentores para um programa específico da Wealth Management and Services (WMS).

Treinamentos

O ano de 2012 foi marcado pela ampliação das mídias de ensino a distância e pelo aprimoramento da metodologia de Kirck – que mensura o resultado e o desempenho dos colaboradores nos programas de treinamento. Abaixo, algumas iniciativas desenvolvidas em 2012:

  • Currículo de Conhecimento: define os conhecimentos necessários para o desempenho das funções das áreas. É composto pelos módulos de Negócios, Funcionais, Pessoas e Excelência Pessoal. Mais de 80% das áreas têm o currículo de conhecimento.
  • Educação Financeira: disponibilizamos cursos a distância, em formato de e-learning, como Uso Consciente do Dinheiro – Saindo do Vermelho e Matemática Financeira – Finanças Pessoais, que promovem a reflexão sobre a saúde financeira e a importância da disciplina para sair do vermelho.
  • Ética: consiste em quatro cursos a distância, em formato de e-learning, que buscam proporcionar aos colaboradores uma reflexão sobre a relação da ética e os princípios da excelência, da interdependência, da identidade e da boa-fé.
  • Sustentabilidade: disponibilizamos para as unidades Latam uma plataforma de gestão de treinamento (LMS) e o curso Uso Consciente do Dinheiro – Saindo do Vermelho em espanhol. Também capacitamos os novos colaboradores sobre os conceitos de sustentabilidade.
  • Colaboração: instituímos 14 comunidades de práticas para diversos segmentos do negócio – como Banco Varejo, Empresas, Financiamento de Veículos, Corporativo e Itaú Asset Management – que possibilitaram o acesso dos colaboradores a materiais de apoio de treinamentos presenciais e on-line.
  • Executivos em Ação (gerentes e coordenadores): workshop para gerentes e coordenadores com o objetivo de gerar compromissos, ideias e propostas que acelerem um processo de mudança e refletir sobre a responsabilidade do líder como agente impulsionador da satisfação dos clientes.
  • Grade de Inovação: a grade disponibiliza três cursos com o objetivo de disseminar uma cultura de inovação no Itaú Unibanco e capacitar os colaboradores em metodologias avançadas.
  • Comunidades de Práticas: com o objetivo de unir pessoas, as comunidades de práticas foram criadas para troca de conhecimento, compartilhamento de práticas, resolução de problemas e geração de ideias.
  • Conversas de Liderança: reuniões com as lideranças do banco, em que gestores dos temas corporativos (Inovação, Performance Sustentável, Cultura, entre outros) respondem às perguntas previamente levantadas sobre esses temas.
  • Franquia – Jurídico: o projeto visa adotar novas postura e imagem pelo banco que estejam de acordo com o que a área Jurídica quer manter perante o judiciário. Consiste em treinamentos para audiencistas, prepostos e negociadores dos escritórios que representam o banco.
  • Aperfeiçoamento em Crédito: programa desenvolvido para o segmento Empresas com o objetivo de capacitar os gerentes de relacionamento para o processo de análise e concessão de crédito.
  • Rede Agências: implementamos o Programa de Formação de Estagiários com o objetivo de preparar os jovens para atuar nas áreas Comercial ou Operacional das agências. Também consolidamos o modelo Franquia Itaú Agências, por meio da implementação do programa de Formação de Gerente Regional de Agência e da revisão do programa de Formação do Gerente Geral Comercial. Outra ação desenvolvida foi o programa de Formação para Superintendentes Comerciais, que visa capacitar os profissionais para uma atuação mais estratégica.
  • Certificações: com o objetivo de capacitar e preparar os nossos colaboradores para exames de certificação exigidos por órgãos reguladores, disponibilizamos apostilas e simulados para o autoestudo do profissional, cursos em e-learning presenciais e uma tutoria eletrônica para sanar possíveis dúvidas.

Saiba mais sobre programas de gestão de competências

LA13: Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria funcional, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade

Colaboradores por Categoria
  2010 % 2011 % 2012 %
Diretoria 190 0 176 0 107 0
Gerência 15.853 14 15.638 14 13.490 15
Administrativo 52.616 47 54.418 50 45.889 50
Produção 39.403 35 34.486 32 26.995 30
Trainees 168 0 140 0 87 0
Aprendizes 2.014 2 2.094 2 1.752 2
Estagiários 1.534 1 1.440 1 2.717 3
Total 111778 100 108.392 100 91.037 100


Colaboradores por Gênero 
  2010 % 2011 % 2012 %
Mulheres 64.978 58 62.544 58 50.830 59
Homens 46.800 42 45.848 42 35.544 41
Total 111.778 100 108.392 100 86.347 100


Colaboradores por Gênero – Tabela por Nível Hierárquico 
  2010
Mulheres % Homens % Total %
Diretoria 13 12 94 88 107 100
Gerência 6.178 46 7.312 54 13.490 100
Administrativo 26.739 58 19.150 42 45.889 100
Produção 17.913 66 9.082 34 26.995 100
Trainees 28 32 59 68 87 100
Aprendizes 1.252 71 500 29 1.752 100
Estagiários 1.603 59 1.114 41 2.717 100
Total 53.726 59 37.311 41 91.037 100


Colaboradores por Gênero – Tabela por Nível Hierárquico 
  2011
Mulheres % Homens % Total %
Diretoria 15 9 161 91 176 100
Gerência 6.683 43 8.955 57 15.638 100
Administrativo 31.132 57 23.286 43 54.418 100
Produção 22.429 65 12.057 35 34.486 100
Trainees 45 32 95 68 140 100
Aprendizes 1.483 71 611 29 2.094 100
Estagiários 757 53 683 47 1.440 100
Total 62.544 58 45.848 42 108.392 100


Colaboradores por Gênero – Tabela por Nível Hierárquico 
  2012
Mulheres % Homens % Total %
Diretoria 13 12 94 88 107 100
Gerência 6.178 46 7.312 54 13.490 100
Administrativo 26.739 58 19.150 42 45.889 100
Produção 17.913 66 9.082 34 26.995 100
Trainees 28 32 59 68 87 100
Aprendizes 1.252 71 500 29 1.752 100
Estagiários 1.603 59 1.114 41 2.717 100
Total 53.727 59 37.311 41 91.037 100


Total de Colaboradores por Faixa Etária 
2010 % 2011 % 2012 %
Abaixo dos 30 Anos 45.823 41 42.751 40 30.609 39
Entre 30 e 50 Anos 58.232 52 57.834 53 50.242 55
Acima dos 50 Anos 7.723 7 7.807 7 5.523 6
Total 111.778 100 108.392 100 86.374 100

Colaboradores por faixa etária – 2012


Colaboradores por Faixa Etária
  2010
Abaixo dos
30 Anos
% Entre 30
e 50 Anos
% Acima dos
50 Anos
% Total %
Diretoria 0 0 112 59 78 41 107 100
Gerência 1.163 7 12.703 80 1.987 13 13.490 100
Administrativo 17.106 33 31.645 60 3.865 7 45.889 100
Produção 23.841 61 13.769 35 1.793 5 26.995 100
Trainees 166 99 2 1 0 0 87 100
Aprendizes 2.014 100 0 0 0 0 1.752 100
Estagiários 1.533 100 1 0 0 0 2.717 100
Total 45.823 41 58.232 52 7.723 7 91.037 100


Colaboradores por Faixa Etária
  2011
Abaixo dos
30 Anos
% Entre 30 e
50 Anos
% Acima dos
50 Anos
% Total %
Diretoria 0 0 126 72 50 28 176 100
Gerência 1.131 7 12.616 81 1.891 12 15.638 100
Administrativo 19.192 35 31.277 57 3.949 7 54.418 100
Produção 18.758 54 13.811 40 1.917 6 34.486 100
Trainees 140 100 0 0 0 0 140 100
Aprendizes 2.094 100 0 0 0 0 2.094 100
Estagiários 1.436 100 4 0 0 0 1.440 100
Total 42.751 39 57.834 53 7.807 7 108.392 100


Colaboradores por Faixa Etária
  2012
Abaixo dos
30 Anos
% Entre 30 e
50 Anos
% Acima dos
50 Anos
% Total %
Diretoria 0 0 74 69 33 33 107 100
Gerência 832 6 11.283 84 1.375 10 13.490 100
Administrativo 15.818 34 27.224 59 2.847 6 45.889 100
Produção 13.959 52 11.735 43 1.301 5 26.995 100
Trainees 87 100 0 0 0 0 87 100
Aprendizes 1.752 100 0 0 0 0 1.752 100
Estagiários 2.710 100 6 0 1 0 2.717 100
Total 35.158 39 50.322 55 5.557 6 91.031 100


Total de Colaboradores Negros*
  2010 % 2011 % 2012 %
Mulheres 9.849 8,81 8.553 7,89 7.740 7,97
Homens 6.162 5,51 5.863 5,41 5.378 5,54
Total de Negros 16.011 14,32 14.416 13,30 13.118 13,51
* Em relação ao total de colaboradores – 97.080.


Colaboradores por Minorias – Negros
  2010
  Mulheres % Homens % Total %
Diretoria 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Gerência 354 0,32 506 0,45 860 0,77
Administrativo 2.992 2,68 2.647 2,37 5.639 5,04
Produção 6.241 5,58 2.889 2,58 9.130 8,17
Trainees 1 0,00 3 0,00 4 0,00
Aprendizes 192 0,17 78 0,07 270 0,24
Estagiários 69 0,06 39 0,03 108 0,10
Total 9.849 8,81 6.162 5,51 16.011 14,32


Colaboradores por Minorias – Negros
  2011
Mulheres % Homens % Total %
Diretoria 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Gerência 386 0,36 527 0,49 913 0,84
Administrativo 3.318 3,06 2.831 2,61 6.149 5,67
Produção 4.716 4,35 2.452 2,26 7.168 6,61
Trainees 1 0,00 1 0,00 2 0,00
Aprendizes 105 0,10 41 0,04 146 0,13
Estagiários 27 0,02 11 0,01 38 0,04
Total 8.553 7,89 5.863 5,41 14.416 13,30


Colaboradores por Minorias – Negros
  2012
Mulheres % Homens % Total %
Diretoria 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Gerência 377 0,39 488 0,50 865 0,89
Administrativo 3.142 3,24 2.696 2,78 5.838 6,01
Produção 3.761 3,87 1.976 2,04 5.737 5,91
Trainees 1 0,00 5 0,00 6 0,01
Aprendizes 331 0,34 109 0,11 440 0,45
Estagiários 128 0,13 104 0,11 232 0,24
Total 7.740 7,97 5.378 5,54 13.118 13,51


Total de Colaboradores Deficientes*
  2010 % 2011 % 2012 %
Mulheres 2.020 1,81 2.332 2,47 2.155 1,99
Homens 2.093 1,87 2.310 2,45 2.193 2,02
Total de Deficientes 4.113 3,68 4.642 4,93 4.348 4,01
* Em relação ao total de colaboradores – 97.080.

Em 2012, houve um decréscimo no percentual de colaboradores com deficiência por conta da desmobilização das operações das financeiras (FIC, FAI e PROVAR), o que promoveu a redução do número de colaboradores. No entanto, no Itaú Unibanco, maior empresa do conglomerado, tivemos um aumento na porcentagem de colaboradores.

Colaboradores por Minorias – Deficientes*
  2010
Mulheres % Homens % Total %
Diretoria 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Gerência 8 0,01 29 0,03 37 0,03
Administrativo 607 0,54 661 0,59 1.268 1,13
Produção 1.405 1,26 1.403 1,26 2.808 2,51
Trainees 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Aprendizes 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Estagiários 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Total 2.020 1,81 2.093 1,87 4.113 3,68
* Informações de deficientes somente no Brasil. Unidades internacionais não respondem com base na lei.


Colaboradores por Minorias – Deficientes*
  2011
Mulheres % Homens % Total %
Diretoria   0,00   0,00 0 0,00
Gerência 32 0,03 18 0,02 50 0,05
Administrativo 908 0,84 885 0,82 1.793 1,65
Produção 1.392 1,28 1.407 1,30 2.799 2,58
Trainees 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Aprendizes 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Estagiários 0 0,00 0 0,00 0 0,00
Total 2.332 2,15 2.310 2,13 4.642 4,28
* Informações de deficientes somente no Brasil. Unidades internacionais não respondem com base na lei.

Colaboradores por Minorias – Deficientes*
  2012
Mulheres % Homens % Total %
Diretoria   0,00   0,00 0,00
Gerência 21 0,02 37 0,03 58  0,00
Administrativo 916 0,85 999 0,92 1.915  0,00
Produção 1.218 1,12 1.157 1,07 2.375  0,00
Trainees 0 0,00 0 0,00 0,00
Aprendizes 0 0,00 0 0,00 0,00
Estagiários 0 0,00 0 0,00 0,00
Total 2.155 1,99 2.193 2,02 4.348 4,01
* Informações de deficientes somente no Brasil. Unidades internacionais não respondem com base na lei.

Saiba mais sobre nossas iniciativas em diversidade

LA14: Proporção de salário-base e remuneração entre mulheres e homens, por categoria funcional, por unidades operacionais significativas

Salário-Base mulheres/homens* 2010 2011 2012
Diretoria 0,99 1,01 1
Gerência 0,94 0,94 0,94
Administrativo 0,97 0,94 0,94
Produção 0,96 0,93 0,94
Trainees 1 1 1
Aprendizes 1 1 1
Estagiários 1 1 1
* Proporção entre o salário-base para mulheres e o salário-base para homens em cada categoria funcional.

A política de remuneração do Itaú Unibanco é única para cada nível funcional, e não há uma causa específica para as diferenças encontradas.

Saiba mais sobre remuneração dos nossos colaboradores


Total de Colaboradores em Relação à LicençaMaternidade/ Paternidade Com Direito à Licença1 Usufruíram da Licença Retornaram ao Trabalho após o Término da Licença2 Retornaram ao Trabalho após o Término da Licença e Permaneceram Empregados 12 Meses após seu Retorno Retornaram ao Trabalho antes do Término da Licença Taxa de Retenção dos Colaboradores que Retornaram ao Trabalho após o Término da Licença – %
Mulheres
2011 2.718 2.718 2.715 2.576 99,89
2012 2.580 2.580 2.580 2.453 0 100
Homens
2011 966 966 894 872 92,55
2012 956 956 956 908 0 100
1. Foram consideradas licenças para maternidade, paternidade e adoção e por aborto.
2. Foram excluídos os casos de desligamento com um ou dois dias após o retorno.