Relatório Anual 2012 Itaú Unibanco Holding S.A.

Visão, cultura e marca

Visão

GRI Perfil 4.8

Cultura

Nossa cultura é expressa pelo Nosso Jeito de Fazer, um conjunto de dez atitudes que direcionam como nossas equipes realizam nossos negócios e atuam para consolidar nossa visão. Ela é reforçada com nossos colaboradores por meio de diversas iniciativas internas, como campanhas em nossos canais de comunicação e eventos, como o Encontro entre Líderes, e como parte nos processos de avaliação dos colaboradores. GRI Perfil 4.8

O nosso jeito de fazer

GRI Perfil 4.8

Todos pelo cliente
Nosso foco é oferecer serviços cada vez melhores aos nossos clientes. Acreditamos que sermos líderes de mercado é uma consequência direta dessa atitude.
Paixão pela performance
Estamos a todo momento em busca dos melhores desempenhos. Essa postura nos guia na busca por resultados cada vez melhores – para nós, para nossos clientes e para a sociedade.
Liderança ética e responsável
Buscamos líderes que pensem como donos do negócio e que tenham postura ética, transparente e comprometida em gerar mudanças positivas para todos os públicos do banco.
Craques que jogam para o time
Valorizamos as individualidades, mas não o individualismo. O trabalho em equipe é uma das bases da nossa organização.
Foco na inovação e Inovação com foco
Nosso objetivo é criar um ambiente que estimule a criatividade constante, o empreendedorismo e a procura por novas respostas para novas questões.
Processos servindo pessoas
Nossa meta mais sofisticada é preservar a simplicidade. Estamos sempre buscando formas de tornar os nossos processos internos mais ágeis e eficientes.
Ágil e descomplicado
O tempo do cliente é o seu bem mais valioso. É por isso que combatemos a burocracia e investimos bastante para descomplicar os processos.
Carteirada não vale
Nosso estilo é de liderança compartilhada. Posições na hierarquia são conquistadas com talento e competência – e não devem ser vistas como símbolos de status.
Brilho nos olhos
Para nós, trabalho é para ser feito com brilho nos olhos. Por isso estimulamos a participação dos colaboradores e celebramos com eles suas vitórias.
Sonho grande
Buscamos a superação constante. Procuramos pensar sempre grande e estabelecer desafios ambiciosos, com a consciência de que as grandes caminhadas se constroem passo a passo.

Marca
Nossa marca consolida cada vez mais a transformação na vida das pessoas, da sociedade e do país que queremos promover. Esse papel se reflete em nossos produtos, serviços e atitudes.

Nossas iniciativas voltadas à educação financeira incentivam as pessoas a terem uma relação mais equilibrada com o dinheiro, escolherem o melhor tipo de crédito e planejarem seus investimentos.

Um bom exemplo dessa estratégia aplicada a produtos é o Itaucard 2.0. Um cartão com taxas de juros mais competitivas lançado com uma série de materiais de comunicação para que o consumidor entenda a melhor forma de utilizá-lo, o que demonstra o estreito alinhamento de nossa marca com nossa estratégia de gestão da sustentabilidade.

Projetos com o Bike Rio e Bike Sampa ajudam na reflexão sobre alternativas para melhorar a mobilidade urbana. As “laranjinhas”, nossas bicicletas compartilhadas, já foram usadas por milhões de pessoas e podem ser vistas por toda a cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo.

De uma forma leve e divertida, estimulamos a mudança de hábitos para minimizar os impactos ambientais. A campanha estrelada pelo bebê Micah passou do meio digital para a televisão. Como resultado, o filme foi o mais lembrado segundo o jornal “Meio e Mensagem”, teve mais de 20 milhões de visualizações no YouTube e mais de 625 mil pessoas mudaram do extratos de papel para o digital.

Buscamos sempre ampliar o diálogo com nossos públicos. Nas redes sociais as pessoas podem dar suas opiniões e sugestões e conhecer melhor nossos produtos, serviços e iniciativas. Com mais de 4 milhões de fãs, somos o maior banco do mundo no Facebook e estamos entre as 10 marcas mais engajadoras do país.

Esses são alguns exemplos que mostram que nossa estratégia vai muito além da publicidade e é reconhecida pelo mercado. Pela nona vez consecutiva nossa marca foi apontada como a mais valiosa do Brasil, com valor estimado de R$ 22,2 bilhões, segundo ranking da consultoria Interbrand. A análise é feita com base na capacidade da marca de gerar resultados financeiros, influenciar no processo de escolha do cliente e garantir a demanda ao longo do tempo. GRI 4.8