Gestão da ética

Liderança responsável

O Itaú Unibanco conduz os negócios de maneira ética e responsável. Dessa maneira, asseguramos o crescimento sólido e o exercício da liderança com base em valores e princípios compartilhados por todos os nossos colaboradores.

Um dos principais instrumentos para alcançar esse objetivo foi a consolidação do Código de Ética Itaú Unibanco, lançado em fevereiro de 2010 e distribuído a todos os colaboradores do Brasil e do exterior, e sua disseminação foi apoiada por diversas ações de comunicação.

O nosso Código de Ética foi construído sobre quatro grandes princípios: Identidade, Boa-fé, Interdependência e Excelência. Distribuído dessa maneira, o conteúdo permite uma reflexão mais ampla sobre os valores que devem ser colocados em prática para solucionar dilemas, conflitos de interesses e questões judiciais.

Para acompanhar as tendências e as demandas atuais relativas à ética, em 2010 aprimoramos a Política de Ética e Combate à Corrupção e à Propina, que estabelece diretrizes complementares ao Código de Ética.

Para disseminar e assegurar o cumprimento desse conjunto de diretrizes na cultura da organização, o Itaú Unibanco dispõe de um Programa de Ética constituído pelos módulos descritos no quadro abaixo. A gestão desse programa cabe aos colegiados de ética e conduta do Itaú Unibanco – em 2010, foram realizadas 42 reuniões.

Os princípios do Código de Ética

Identidade
Alinhamos as nossas empresas à identidade corporativa, baseada em elevados padrões de ética, resiliência e respeito à sustentabilidade.

Boa-fé
Agimos com transparência e assumimos a responsabilidade por nossos atos e escolhas.

Interdependência
Estamos abertos ao diálogo e interagimos com os nossos públicos de relacionamento de modo a compartilhar ações e objetivos que levem ao bem comum.

Excelência
Cultivamos ambientes que propiciam a realização de um trabalho de alta qualidade, relevante para quem o realiza, para a instituição e para a sociedade.

Módulos

Propósitos

Engajamento e diálogo com stakeholders • É o núcleo do Programa de Ética. Seu objetivo é implementar práticas que aperfeiçoem
e aprofundem o relacionamento da organização com seus stakeholders.
Ética nos Negócios • Avaliar o grau de integridade e alinhamento da organização.
• Diminuir a dissonância entre o discurso e a prática.
• Evitar desvios éticos na organização.
• Evitar que a organização seja utilizada para a prática de crimes.
Ética no Ambiente de Trabalho • Aprimorar a cultura e o clima organizacional.
• Coibir desvios de conduta por parte de administradores, colaboradores e fornecedores.
Programa de Educação Continuada em Ética • Disseminar as diretrizes e as práticas do Programa de Ética. Em 2010, foram realizadas
34 ações de treinamento (presenciais), das quais participaram cerca de 1.800 colaboradores.

Versão preliminar