Prestação de contas
Ética e transparência

O Itaú Unibanco figura entre os maiores bancos do mundo, com
um valor de mercado superior a R$ 179, 6 bilhões ao final de 2010
e ações negociadas em três mercados – Bolsa de Valores de São
Paulo (BM&FBovespa), Bolsa de Comércio de Buenos Aires (BCBA)
e Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Por essa razão, a prestação
de contas é um dos temas prioritários para a nossa gestão,
sustentando-se sobre valores e princípios éticos e transparentes.
Ao longo de sua história, o Itaú Unibanco tem incorporado
instrumentos de monitoramento e prestação de contas
reconhecidos internacionalmente, como o Pacto Global, os
Princípios do Equador, as diretrizes da
Global Reporting Initiative
(GRI), a UNEP Finance Initiative, o Carbon Disclosure Project, o GHG
Protocol e a norma AA1000. Entre as iniciativas brasileiras, somos
signatários do Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo e do
Protocolo Verde. Nossas práticas de negócios observam os códigos
de ética do setor financeiro e estão alinhadas às tendências
indicadas pelo Dow Jones Sustainability World Index (DJSI) e pelo
Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São
Paulo (ISE BM&FBovespa), entre outras referências de mercado.
Em 2010, também consolidamos nossa adesão voluntária – por
meio da gestora de recursos Itaú Asset Management – aos
Princípios para Investimento Responsável (PRI, sigla em inglês para
Principles for Responsible Investment), iniciativa da Organização das
Nações Unidas (ONU) criada para nortear o mercado financeiro
e de capitais na busca pelo desenvolvimento sustentável e pela
integração dos temas ambientais, sociais e de governança na
gestão das organizações. Desenvolvido em 2005, o PRI já conta
com mais de 730 signatários em todo o mundo.
A organização também atua fortemente na prestação de contas,
disseminando informações públicas com clareza, transparência e
tempestividade. Em 2010, realizamos 22 reuniões públicas com
mais de 2,5 mil participantes no Brasil, além de 19 encontros no
exterior, que configuram um canal de comunicação importante
para que investidores locais e internacionais possam entender
melhor as práticas, políticas e estratégias do banco em suas
decisões de investimento.
Mais transparência na comunicação com os clientes
O compromisso com a ética e a transparência é um dos valores do
Itaú Unibanco. Para nós, um banco deve ser claro na sua relação
com os clientes, informando procedimentos, tarifas e taxas, além
de sempre orientá-los com relação a sua vida financeira.
Como parte dessa iniciativa, o banco está realizando uma
reestruturação de seu material de comunicação – tanto interno
quanto externo – para facilitar o entendimento das mensagens e
informações. Alguns exemplos concretos dessa mudança:
Contratos e sumários: passamos a utilizar termos mais
simples para facilitar a compreensão do público;
Extratos e faturas: substituímos termos técnicos, além de
termos simplificado e traduzido a linguagem usada nesses
documentos;
Vendas e produtos: revisamos processos e realizamos
mudanças nos scripts.
Essas não são apenas mudanças pontuais, mas sim um esforço
contínuo na melhoria da comunicação com o cliente.